Wednesday, November 10, 2010

oratória


Senhora Presidente,
Demais membros da mesa,
Senhora Professora,
Colegas, 
Bom dia.
Palavra Incerta
Escrever é uma maldição. Se você for escolhido, a escrita passa a ser uma sina e  lhe acompanha durante toda a vida. Entretanto, escrever salva.
Não falo de escrever para jornais. Falo em escrever aquilo que pode tornar-se um romance, um conto de fadas. Falo em escrever como humano, dá forma mais idealizada e  ingênua que pode haver.
Escrever é um vício penoso do qual não se pode escapar, se amaldiçoado por tal dom. As palavras são a sua matéria-prima. As mãos são os seus pincéis. O pensar é seu maior desafio.
Escrever é muito mais do que um trabalho para a escola. É necessário saber escrever, argumentar, teimar. É necessário aprender. 
A escrita salva a rotina do tédio, adjetivos da mera, simples descrição, a vida do ócio. Salva a alma presa, o medo de falar. As palavras não permitem que a memória falhe. Uma vez que você pronuncia uma palavra, não há mais a possibilidade de retira-la, por mais vontade que você tenha. E a palavra escrita, mesmo que com lápis, é indelével.
Não há ninguém nos dias de hoje que viva sem a gramática. Ela está presente em cada instante da vida de todos nós. Não tente entender, não é possível. Acredite, pois eu já tanto tentei entender o sentido da Língua Portuguesa e falhei. Ela apenas está lá, e sem sabermos, nos domina. Há a necessidade de saber falar, dialogar e ser civilizado, não apenas quando se quer. 
Escreva, escreva, escreva. Tudo o que você vir a escrever será bom. Não tema nem venha a repelir as idéias que circulam sua mente. Escreva parágrafos sem sentido e não se arrependa deles. Mostre-os a alguém. Tenha um caderno de rascunhos, encontre lá seu refúgio inevitável. Esvaia-se no seu pequeno mundo por alguns momentos, sonhe e fique horas a fio olhando para as constelações sem por quê. Sonhe e pense, passe tudo para o papel. Construa o alicerce da sua certeza.
Mostre seus textos para alguém. Escreva um poema por alguém. Faça uma dedicatória, uma dissertação, uma crônica. Pratique sempre o melhor de você.
Escrever é encontrar o irreproduzível e produzi-lo, é procurar entender, é compreender o sentido do último fio de sentimento. Escrever é ser o melhor de você.
A escrita requer detalhes vagos e sutis. Portanto há também quem, ao contrário de mim, não acredite no poder dos adjetivos. 
Escreva porque é importante saber escrever. Escreva para aprender a escrever. Não para passar de ano na escola, não para ser promovido, e sim para a sua vida. A Língua Portuguesa é quem está conosco no nosso viver, não há como evita-la. Não tente evita-la.
Fique fascinado com a incerteza e coloque toda a sua paixão nas entrelinhas. Escreva sem porquê. Tenha um mundo de rascunhos.
Eu fico à mercê daquela vontade única de ter que escrever. A inspiração que abandona todos os paradoxos e aparece sem avisar. A incerteza é o seu maior triunfo, sua maior beleza.
Sobre escrever pode-se dizer inúmeras coisas, porém apenas algumas pode-se ter certeza: primeiramente, se não se escreve por paixão, de nada adianta entrar nesse mundo, porque essa falta de inspiração consumirá todo o seu pensar. Segundo, a imaginação e a espontaneidade são o alicerce da escrita. Terceiro, escreva.
A palavra é o meu domínio sobre o mundo.” Clarice Lispector.
Obrigada.

2 comments:

  1. Texto perfeito. A escrita realmente é algo maravilhoso, apaixonante. Gostei muito. Você escreve muito bem. Poucos tem tanto talento quando você. Parabéns.

    ReplyDelete
  2. me apaixonei pelo seu texto. obrigado por dividir seu talento (:

    ReplyDelete