Friday, October 15, 2010

insensatez

   Pelo jeito ter opinião hoje em dia é ofensa. O que se diz torna-se crítica.
   Não entendo. Eu mesma sou e já fui tantas e tantas vezes criticada por ter opinião. Tenho opinião forte. Argumentos não faltam. Não peço para ninguém seguir minha linha de pensamento, muito pelo contrário, acredito muito na capacidade de todos de formarem uma opinião própria. É bom discutir um assunto, ouvir novas idéias. O mundo é feito de formadores de opinião.
   Não imponho o que penso, deixo isso claro. Tenho meu certo e meu errado, isso muito dificilmente mudará. Mas é o meu certo, meu errado, de acordo com os meus princípios. Não quero, nem espero, que ninguém seja submetido aos meus ideais.
   Falo, sim. (Muitas vezes até demais). Coloco, sim, a minha opinião na mesa. Alguns colocam a opinião na mesa. E a partir do momento que suas opiniões são expostas, saiba bem, haverão críticas. Sejam elas ditas olhando fundo em seus olhos ou pelas suas costas, covardemente, sim. Eu tenho plena consciência disso e não arrependo-me de expor-me a isso.
   Pois o que falta a nós hoje em dia é o respeito. Cada um tem a sua opinião, cada um tem seus ideais. E todos tem o completo direito de tê-los e tornar a expô-los. Todos também têm o dever de ser o que se pensa.
   É, sim, muito fácil ter um ponto de vista, mas é difícil saber justificá-los. Sabe-se no que se acredita mas não o por quê de acreditar.
   Agora se alguém sabe ter argumentos e usá-los em prol da sua opinião, e se forem tão fortes os seus argumentos que acabem por fim persuadindo você.. Pois bem, não será útil criticar essa pessoa por saber defender no que acredita. Ela está utilizando suas palavras a favor dela mesma e não há absolutamente nada de errado nisso. Agora, se você sente-se ofendido com isso, por favor, vá viver no século XVI.
   Como disse anteriormente, o mundo de agora é feito de formadores de opiniões. Saber ter e justificar uma opinião faz parte disso, tanto quanto o respeito sobre elas. Não imponha a seu ponto de vista para ele ser acolhido, respeite e seja respeitado.. Seja melhor do que o resto do mundo.

1 comment:

  1. é, todos me criticam por ter opinião forte, é incrível! o quão errado é defender seus ideais? pena que eu acabo impondo... haha, adorei o post (:

    ReplyDelete