Saturday, March 3, 2012

Teoria

      Na teoria, minha cabeça está muito bem com tudo: a vida, as pessoas, o mundo. Eu estou encontrando uma maneira de levar o todo com bastante tranquilidade, e singelamente com felicidade em poder viver, com coragem de querer viver intensamente. 
      Mas a prática e o teoria são opostos e complementares, se é que se pode entender. Falar, discursar, dizer é algo. Estar de fato a sentir é algo diferente. Na cabeça que se encontra o pensar da teoria, e no coração está o sentir da prática. Não acho que a teoria seja menos real, ela é tão real quanto. Porém a teoria é mais ideológica. Se bem que não importa, não para mim. Aos meus olhos, precisamos ter um rascunho ao fazer um texto para impedir-nos de errar a cópia final, portanto, ter essa idéia de encontrar uma versão cada vez melhor para qualquer que seja o assunto é incrivelmente funcional na vida, da mesma forma. Afinal, podemos errar, mas quando enxergamos um erro prévio e temos a chance de evitá-lo, é muito melhor. A teoria é o rascunho da vida. E eu, particularmente, tenho algo em mim que procura continuamente por rascunhos. É gracioso ler rascunhos. Ler erros e ler vícios e ler pessoas. Ler a verdade sem máscaras para interferir. É sincero ler algo sem barreiras.
      Na teoria eu estava levando tudo o que estava acontecendo por agora muito bem. Dentro de mim, aprendi com o passar desse pouco tempo, a aceitar as coisas como estão e deixar os passos se cumprirem em um caminho que ainda estaria por vir. Aprendi a deixar as pessoas caminharem seus respectivos caminhos do jeito que deduziam que melhor encontrariam seu destino. Vi o outro lado, o lado do outro. Deixei estar tudo assim, refletindo certeza por fora, porém tendo isso meio bagunçado dentro de mim. Fui organizando aos poucos, a medida que passou o tempo. Minha cabeça foi encontrando as razões e para o que razão não tinha, nem mexi.. Deixei pro coração carregar o peso. 
      No coração tudo ia bem, até o momento que começou a pesar. Sabe quando por um momento parece que o mundo parou de girar? Só há você e aquele momento, e as janelas paralizam a visão de fora, a música para e tempo não passa. E não há possível reação. Até o que o mundo começa a girar novamente, a vida deve continuar. É isso. A vida tem que continuar, necessariamente. E teve que continuar nesse instante, e deverá no dia que virá. Nada deve impedir ninguém de pôr um ponto final quando a história ainda só está começando. Essa é a minha prática, de fato. Continuar a vida, sorrir genuinamente porque ainda há muito pela frente. Nesse momento onde tudo parou foi quando eu tive uma visão panorâmica da situação e pude enxergar tudo. No caso, o que era meu antes, agora já não era mais. Se havia ainda alguma coisa minha, eu havia perdido. Mas e então? Então permiti meu mundo voltar a girar e pus minha teoria para se realizar verdadeiramente. No coração pesa, sim. Toda verdade pesa de algum jeito. Enxergar é difícil. E dói um pouco. Mas passa, sei que passa. Porque a vida continua e só, não há mais nada que seja maior que isso. 
      E agora, consigo colocar meus pensamentos dentro da alma para que minha teoria se conclua. Viu? Essa minha paixão por rascunhos dá-se até na vida. Deixei estar para viver bem. Com meus rascunhos bagunçados eu vou vivendo. 
     

No comments:

Post a Comment